Rime fios e cabos com organização!

Chega de ficar procurando o fio disso, o cabo daquilo: eu te mostro jeitos fáceis de acabar com esse nó

Eu admito que é uma chatice esse negócio de organizar fios. Às vezes eles parecem ser todos iguais. Além disso, tenho a impressão de que dão cria – e talvez deem mesmo porque, quando a gente não encontra em casa o cabo necessário, acaba comprando outro. Aí, num belo dia o original reaparece e ficamos com dois iguaizinhos.

Nada melhor, então, do que identificar cada fio e cada cabo assim que eles saem da embalagem. E não precisa de muita coisa para isso: na pior das hipóteses (ou seja, a menos caprichosa), basta um pedaço de fita crepe. Escreva na fita a função do fio e cole-a no dito-cujo.

Você resolve dois problemas, dessa forma. Por um lado, quando precisar de um cabo que quase não utiliza, conseguirá encontrá-lo facilmente entre os demais. Por outro, se for um fio de uso frequente – como o do laptop, da impressora e do celular –, daqueles que ficam sempre plugados em um filtro de linha para vários equipamentos, logo você o identificará entre os outros. Assim não correrá o risco de tirar da tomada o dispositivo errado.

Como eu adoro organizar tudo com capricho, na minha casa eu não só utilizo vários acessórios para conduzir o caminho dos fios, como marco a extremidade de cada cabo com umas presilhas identificadoras.

Mas há outras formas igualmente charmosas de identificar os fios. Prendedores de madeira são uma delas.

Outra opção está nos clips robustos (foto abaixo) que podem ser presos no tampo da bancada de trabalho: tenha um para cada equipamento. E registre o nome, bem bonitinho.

Para os fios e cabos que você só usa de vez em quando, eu recomendo reuni-los em um único lugar, mas subdividindo-os por tipo ou dispositivo. Mostro três ideias eficientes a seguir.

Na primeira delas, a identificação do fio que vai em cada bolso da sapateira é realizada por foto – nada mais fácil!

E não é que uma caixa de sapatos também resolve o problema? Porém, desde que dividida internamente, com casulos para cada cabo e etiqueta explicando o que é o quê.

A proposta abaixo – que utiliza um gaveteiro plástico – é para quem possui muitos equipamentos e prefere guardar carregadores, baterias e cartões de memória junto com os cabos. Funcional até para uma empresa produtora de vídeos, por exemplo.

Ah, a vida fica bem mais fácil quando a gente organiza as coisas que incomodam!

Beijo Mica <3

Deixe seu comentário