Mosquinhas, saiam já do meu banheiro!

Ah, como são chatos esses mosquitinhos que aparecem no boxe do
chuveiro… Quer saber como dar cabo deles? Então me acompanhe no
texto de hoje.

Fios de cabelo e pele morta são um banquete para esses seres minúsculos (medem uns 2 mm) de cor marrom ou cinza-escuro. Não à toa eles têm como local preferido a área do chuveiro: no ralo do boxe, as mosquinhas encontram tudo de que precisam para viver e se multiplicar.

E como se multiplicam! Cada fêmea deposita até 200 ovos, que eclodem em um dia e meio ou dois. É por isso que, mesmo sendo inofensivas, elas não devem ser deixadas quietas em seu canto. Afinal, quem é que quer ter essa quantidade de novas mosquinhas se reproduzindo loucamente e infestando o banheiro?

Por onde elas chegam
Descobrir por onde esses insetos estão entrando na casa é o primeiro passo para a prevenção. Não pense que eles chegam pela janela, tá? Eles usam mesmo os ralos – do chuveiro, da pia da cozinha, da lavanderia… Nada como um ralo cheio de matéria orgânica para atrair as mosquinhas! Ou seja, manter essas vias de acesso limpas é o que manterá afastadas as minúsculas voadoras.

Para saber por onde elas chegam, aplique um teste facílimo. Basta cobrir os ralos com fita adesiva, deixando o lado colante para baixo. No fim do dia ou no dia seguinte, você retira a fita e vê se há mosquinhas grudadas ali ou não. Faça esse teste até encontrar o ralo – ou os ralos – problemáticos.

Como limpar os pontos de acesso
Então você pode limpar os ralos em questão jogando água fervente dentro deles uma ou duas vezes ao dia e mantendo-os tampados. A água quente vai derreter a gordura acumulada no cano. Faça isso ao longo de uma semana e você verá as mosquinhas desapareceram.

Caso elas persistam, utilize aquela dupla infalível de limpadores domésticos: bicarbonato de sódio e vinagre branco. Primeiro coloque duas colheres de sopa de bicarbonato no ralo e depois despeje o vinagre. Quando a mistura se tornar efervescente, cubra a abertura com um pano quente, como ensina o blog da desentupidora Desentupir Já. Depois de 25 minutos,
jogue água fervente no cano para concluir a limpeza.

Quando a casa está infestada…
Se as mosquinhas já forem vistas em grande quantidade, só a prevenção de infestações não resolverá. É preciso ir à caça! E existe uma armadilha caseira que costuma ser bastante eficiente.

Trata-se de uma misturinha em quantidades iguais de açúcar, água e vinagre, acrescida de até 10 gotas de detergente neutro. Coloque tudo em um copo e mexa bem até formar espuma – ela reterá as mosquinhas que forem atraídas pelo açúcar. Deixe o copo (ou os copos) dentro do boxe ou perto do ralo da pia até acabar com os insetos.

Por hoje é só. Até o próximo post!
Beijos Mica <3

Deixe seu comentário