pessoa segurando o kit de limpeza

Limpeza: kit básico de produtos e dicas práticas O post de hoje é para marinheiros de primeira viagem e também para quem já tem alguma experiência na faxina da casa!

Mesmo que você não curta muito a ideia de colocar as próprias mãozinhas na massa e prefira pagar uma faxineira, não dá para simplesmente fingir que o assunto limpeza não existe. Por isso eu preparei este post. Digamos que aqui você encontra o mínimo – e um pouquinho mais! – que precisa conhecer a respeito.

E o primeiro passo é saber que produtos comprar, já que as prateleiras de materiais de limpeza nos supermercados parecem não ter fim.

Com a cesta básica que eu indico aqui, juro que você resolve a limpeza rotineira sem nenhuma dificuldade. Você vai precisar de:

  • Detergente neutro;
  • Desinfetante;
  •  Desengordurante;
  •  Tira-limo;
  •  Produto multiuso;
  •  Panos de microfibra: eles são melhores porque não soltam fiapos como o algodão;
  •  Escovas;
  •  Baldes;
  •  Vassoura de pelo e vassoura de cerdas duras;
  •  Luvas.

Esses são os produtos que eu não dispenso, mas sei bem que tem gente que não vive sem água sanitária, não é, não? Ou sem limpa-vidros, lustra-móveis… Por isso fique à vontade para acrescentar ou retirar itens do kit conforme as suas preferências.

Algumas dicas vão facilitar o trabalho e garantir que a limpeza seja mais eficiente.

  1. Reserve um balde para guardar os produtos em uso. Assim, na hora da faxina, é só carregá-lo pela casa e você terá tudo de que precisa à mão.
  2. Separe um pano somente para o banheiro. Sabe por quê? Porque as bactérias que habitam esse ambiente são exclusivas dele e você não vai querer levá-las para o restante da casa, vai?
  3. Ter panos de diferentes cores ajuda a saber qual usar em que situação. Mas nada impede que sejam todos iguais e você os identifique escrevendo a função a caneta. Em áreas onde se aplicam produtos à base de cloro, como a água sanitária, é melhor ficar com um pano branco.
  4. Por uma questão de higiene, balde para limpeza é um e balde para lavar roupas é outro. Identifique cada um com etiquetas e ninguém ficará confuso.
  5. Não guarde materiais de limpeza junto de alimentos.
  6. Preste atenção às datas de validade e sempre ponha em uso os produtos mais próximos do vencimento.

E aí, bora botar tudo em prática? Me conta nos comentários o que você achou!

Beijos,
Mica!

Imagem: iStock

1 Comentário

  1. Adorei a dica minha casa ficou
    Limpa e cheirosa

Deixe seu comentário