…e o cachorro vomitou no sofá…

Sim, todo dono de animal de estimação sabe que um dia isso vai acabar acontecendo. Então, em vez de se desesperar, saiba como resolver o estrago

Eu já escrevi um post inteiro sobre como limpar os estofados e eliminar riscos de caneta e nódoas de gordura, por exemplo. Mas e quando a sujeira no sofá ou no tapete é causada pelo vômito do cachorro? Aí é preciso tampar o nariz, calçar luvas, deixar o nojo de lado e se entregar à faxina.

O primeiro passo é retirar os resíduos sólidos. Se eles ainda estiverem úmidos, use uma colher ou espátula para removê-los. Caso já tenham secado, o aspirador de pó cumprirá essa tarefa de modo mais eficiente.

Em seguida, prepare uma solução de limpeza que deverá ser aplicada em toda a peça. Você vai precisar de:

  • água
  • detergente neutro
  • álcool
  • amaciante de roupa
  • borrifador
  • escovinha de limpeza de cerdas macias
  • escova de dentes velha
  • panos limpos

Misture partes iguais dos três primeiros ingredientes dentro do borrifador. Para um cheirinho bom, adicione uma colher de chá de amaciante.

O segundo passo é borrifar essa solução limpadora na mancha. Umedeça a área e deixe a mistura agir por uns cinco minutos. No terceiro passo, esfregue delicadamente a escovinha para soltar o vômito impregnado nas fibras têxteis. Caso o vômito tenha escorrido entre o assento e o braço do sofá, ou entre aquele e o encosto, use a escova de dentes para puxar os resíduos de sujeira de baixo para cima.

Com um pano seco, remova fragmentos e a parte líquida do vômito – quarto passo.

Repita as etapas 2, 3 e 4 quantas vezes for necessário até limpar bem a mancha. A quinta etapa é pressionar um pano seco e limpo sobre o local para absorver o excesso de umidade.

Se você limpar só o vômito, é provável que o estofado ou tapete fique manchado – simplesmente porque uma parte dele estará limpa e a restante não. Então, o sexto passo consiste em higienizar toda a peça. Para isso, repita as etapas 2 e 4, trecho por trecho, até dar conta de todo o sofá ou tapete. Na sétima etapa, pressione panos secos por toda a peça, retirando o máximo possível da água. Deixe secar em local ventilado e longe do sol.

Eu, como truque final, ainda aconselho um oitavo passo que é polvilhar bicarbonato de sódio sobre toda a peça – e principalmente sobre a área vomitada. No dia seguinte, é só retirá-lo com uma escova ou aspirador de pó. Recomendo esse cuidado porque o bicarbonato é antisséptico, ou seja, evita a proliferação de bactérias. Então ele não só eliminará qualquer cheirinho ruim que reste como ajudará a absorver a umidade.
 

Ah, não preciso nem dizer, eu sei, mas esse processo de limpeza também vale para vômito de humanos. Afinal, não são só os cachorros que passam mal de vez em quando…

Beijos Mica <3

Como limpar vômito
Vômito de cachorro no sofá
Como eliminar cheiro de vômito
Limpeza de tapete
Higienização de estofados

Deixe seu comentário