penteadeira com gaveta invisível para porta-bijuterias

Como guardar bijuterias? Colares, brincos, pulseiras e anéis merecem cuidados na hora de guardar, mesmo que não sejam joias

Agora que a gente já sabe como organizar e guardar as meias e roupas íntimas, vamos partir pra organização das bijuterias! Sou dona de uma coleção grandinha de bijuterias, confesso. Mas, em minha defesa: eu uso todas elas e várias são antigas.

Se meus acessórios duram, em boa parte isso se deve ao jeito certo de organizá-los e limpá-los. Aliás: o próximo post será ensinando receitinhas infalíveis pra limpeza de bijus! Poucas coisas estragam mais as bijus do que reuni-las todas em uma caixa. Cordões e correntes embaraçam, pedras ficam riscadas, além das miçangas e contas miúdas que descolam por causa do atrito frequente.

Evite isso tudo guardando as bijuterias como se elas estivessem em exposição. Mesmo que dentro de uma gaveta ou guarda-roupa. É o caso da penteadeira que aparece no início deste post, um projeto da arquiteta Ana Yoshida, de São Paulo. A gaveta do móvel recebeu organizadores acrílicos de diversos tamanhos, que acomodam relógios, braceletes, pulseiras fininhas, elásticos de cabelo e colares. Dá gosto deixar o conteúdo à vista sob o tampo de vidro!

Em outro quarto, a arquiteta incluiu na marcenaria sob medida uma gaveta rasa idealizada para organizar os acessórios da moradora. Várias bandejas de veludo com nichos e fendas ordenam tudo e simplificam a escolha das bijus a cada dia.

gaveta com divisórias em veludo para bijuterias e anéis e jóias

Mas você não precisa investir em soluções de marcenaria para transformar a organização dos acessórios em decoração do quarto. Pode, por exemplo, colocar uma moldura de quadro na parede e, no centro, fixar ganchinhos para pendurar colares e pulseiras. Também ficam uma graça uma pintura ou um adesivo simulando uma moldura. Ou então, painéis de pegboard com ganchinhos! 

Você pode, ainda, criar uma composição mais livre, usando ganchos decorativos ou puxadores, como na foto abaixo: o cantinho dos colares ocupa a passagem do closet para o banheiro, uma ideia do escritório KTA Arquitetura.

Parede com bijuterias expostas

Outro local perfeito é a face interna da porta do armário, solução para quem teme o acúmulo de pó. E se você tem colares e pulseiras em quantidade, que tal pendurar apenas uma parte deles e fazer um rodízio de tempos em tempos? Assim sempre haverá novos modelos a exibir. Mas cuide bem daqueles que ficarem longe dos olhos, guardando-os individualmente em saquinhos ou em divisórias de talheres dentro de caixas.

Para anéis e brincos, você pode usar aquelas bandejas de veludo onduladas ou caixas plásticas com divisórias. Além de ajudarem a preservar suas bijuterias, esses organizadores facilitam a visualização e com certeza agilizam a sua rotina.

bijuterias guardadas em caixa de plástico transparente com divisórias

Bora destinar um tempinho à organização das bijuterias?! Você nunca mais ficará se perguntando onde colocou aquele brinco que ganhou da Fulana ou aquele anel que usou no último domingo.

Beijos,
Mica ♥

Fotos 1 e 2: Evelyn Müller / Foto 3: Inês Antich / Foto 4: Cristiane Teixeira

4 Comentários

  1. Olá Micaela
    Primeiro quero dizer que sou sua “fãnzona”. Acompanho seus programas na GNT e suíço seus Posts.
    Como sempre, desde que me conheço por gente, tive um amor pela organização, procurei sempre alternativas para deixar minhas coisas organizadas. Vi este Post sobre bijus e se vc me permitir, te envio um organizador de bijus que acho bem bacana e ele pode ficar pendurado dentro do guarda roupa. Topa?
    Grande abraço

    • Oi, Maria! Que honra! Ficarei muito feliz sim em receber seu organizador!
      Envia um e-mail para contato@micaelagoes.com.br que minha equipe passará o endereço!
      Beijos,
      Mica

  2. Ola Micaela, boa noite!tudo bem? Tenho uma dica bem legal sobre organizadores de bijuterias. Se você permitir envio fotos do fabricante.Bj

Deixe seu comentário