10 formas de organizar as xícaras

Você prefere mantê-las dentro do armário, expostas na parede ou sobre um móvel? Veja as ideias – bonitas e funcionais – que selecionei

É uma questão de gosto e também de hábito. Estou falando sobre guardar xícaras e canecas dentro do armário ou deixá-las ao alcance dos olhos. Quem tem pavor de poeira e gordura nem pisca antes de escolher a primeira solução. Já aqueles que enxergam nesses utensílios um jeito de dar um toque pessoal na decoração não ligam se precisarem passar uma água na peça antes de usá-la. Ok, nenhum problema com nenhuma dessas opções.

Problema é não organizar direito xícaras, xicrinhas e xicronas e vê-las se quebrando. Na falta de espaço para colocar uma ao lado da outra, eu recomendo pendurá-las – dentro ou fora do armário, tanto faz. Importante, mesmo, é garantir acesso fácil às peças, de modo que uma não caia enquanto você tenta alcançar a outra. E aqui também vale aquela regrinha de deixar mais à mão os exemplares usados com mais frequência.

Agora chega de blablablá e vamos às ideias fofas que separei . A primeira foto foi produzida para o meu próprio livro!

1. Dois tipos de suporte, dois jeitos de organizar

Notou como o espaço praticamente duplicou dentro do armário de louças? Em vez de dispor uma xicrinha de café ao lado da outra, as pendurei pelas asas em um suporte com ganchinhos.

As xícaras de chá e as canecas eu dispus em suportes que são encaixados na prateleira de cima. Deixar a boca virada para baixo tem duas vantagens: aumenta a área de apoio e evita que o pó se deposite dentro dos utensílios.

2. Acessórios adaptados dentro e fora do armário

Como vocês sabem, adoro dar novos usos a velhos objetos. Por isso acho interessante transformar um escorredor de louças em organizador. No modelo da foto – charmoso demais, né? –, a parte superior fica reservada a xícaras de café e tigelinhas. Abaixo do armário, um cabideiro que seria perfeito para panos de prato deixa à mão meia dúzia de canequinhas.

3. Enfeite de parede

Quando vi esta foto, me lembrei daqueles descansos de panela de antigamente, aqueles modelos metálicos sanfonados. Lembra? Mas, na verdade, a peça vermelha é bem mais fácil de se obter, pois trata-se de um simples cabideiro de parede. Só que ele ficou uma graça pintado com uma cor forte, ideal para pendurar xícaras com carinha retrô.

4. Veneziana de madeira vira prateleira

Quem diria que uma pequena veneziana de armário ou janela daria um ótimo suporte? Fixada na parede por duas mãos-francesas, a peça recebeu ganchinhos para as xícaras, enquanto os vãos entre as palhetas sustentam os pires. Para ver fotos da transformação, clique aqui.

5. Coleção à mostra

Em vez de quadros, as prateleiras do tipo canaleta exibem canecas e xícaras – nada mais simples e eficiente!

6. Cantinho do café

Atenção, apaixonados por café: onde ficam suas cafeteiras, moedores, filtros, xícaras etc? Uma boa ideia é reunir toda a parafernália sobre um aparador e na parede acima dele, como na foto. As prateleiras dão conta de xícaras e canecas de variados tamanhos.

7. Parede divertida

Quem estiver a fim de dar uma cara jovial para a cozinha ou a copa pode cobrir uma parede inteira com placas do tipo pegboard e pintá-las como na foto. Aí é só espalhar os ganchos e pendurar o que quiser – canecas e xícaras inclusive.

8. Era uma vez um caixote…

Esta ideia é sob medida para quem gosta de colocar a mão na massa. Basta desmanchar um caixote de feira e então pregar três ou quatro réguas entre si, formando uma tábua. Amenize o aspecto rústico lixando o suporte e aplicando verniz ou seladora. Por fim, prenda os ganchinhos deixando espaço suficiente para as xícaras.

9. Mania de colecionar


Prateleiras com nichos funcionam muito bem para expor miudezas – e também para deixar à vista canecas e xícaras. Podem ser só decorativas ou não.

10. On the road

Se você não vai até o café, ele pode ir até você! É só usar um carrinho para organizar as máquinas, cápsulas, adoçante, açúcar e, claro, as xícaras para servir a bebida. Aqui, elas ficam em uma bandeja, viradas de cabeça para baixo. Linda ideia para a casa e para o escritório.

Bora dar um jeito nas xícaras?!
Beijo Mica <3

Deixe seu comentário