Micaela Góes

Reeducação organizacional

Olá, pessoal, tudo bem? Sejam muito bem-vindos ao nosso novo espaço de encontro.

Semanalmente vou postar aqui dicas, pensamentos, sugestões, experiências e tudo sobre organização.

Vamos falar também de estilo de vida, família, filhos, casa e decoração.

Tudo feito com muito amor e carinho, para ajudar você a transformar sua casa numa estrutura organizada e fluida.

A organização deve ser uma ferramenta para facilitar a rotina doméstica. Vocês já pararam pra pensar em como a bagunça interfere na vida de uma família? Quanto tempo perdido e quanta energia gastamos procurando coisas em casa?

Uma pergunta que sempre me fazem é se há uma fórmula pronta para manter as coisa em ordem e eu respondo que não. Cada casa tem uma dinâmica, cada família tem hábitos próprios, cada um tem seu tempo. Além de tantas outras variáveis que permeiam a rotina doméstica. Sendo assim, é preciso ter os olhos atentos para observar e os ouvidos dispostos a escutar quais são os problemas de organização que afetam aquela casa. Por isso insisto que não existe fórmula pronta pois é preciso detectar o problema a ser resolvido.

Antes de começar a organizar, reflita sobre sua relação com a bagunça. Pense o quanto ela consome energia e nosso precioso tempo. Pense o quanto você se desgasta todas as manhãs procurando as chaves do carro, os documentos ou o carregador do telefone. Este tempo poderia ser gasto com coisas mais prazerosas como tomar uma café da manhã com calma, na companhia da família, por exemplo.

Falo em investigar sua relação com a bagunça porque posso te afirmar que o espaço desorganizado é o reflexo de nossa desorganização interior. Nós atuamos ativamente no espaço em que vivemos e podemos torná-lo aprazível ou desagradável.

Para se tornar uma pessoa organizada, é preciso estar disposto, é necessário abrir um espaço interno para se transformar. Caso contrário, não funciona. Você precisa querer se transformar.

É mais ou menos como uma reeducação alimentar. Imagine-se um ser inchado de tanta acumulação. Para mudar este padrão será necessário muita força de vontade e empenho para adquirir novos hábitos e experimentar novos alimentos.

Na medida em que você assimila e internaliza estes hábitos alimentares e experimenta os benefícios de um organismo mais leve e saudável, você percebe que não precisa daqueles quilos a mais e nem daqueles alimentos que fazem mal à saúde.

O mesmo acontece com a organização. Será necessário um esforço inicial para colocar as coisas em ordem, vamos chamar de macro organização. É aquele processo de triagem, de olhar coisa por coisa e ver o que vai ficar, o que vai doar e o que é lixo. Feito isso, você terá que encontrar um lugar certo para cada coisa pois isso vai facilitar a manutenção da ordem. A partir daí, será preciso adotar novos hábitos como retirar um objeto de sua “morada” e devolvê-lo para o local depois de utilizar. É quando você percebe que não precisa mais daquelas tralhas no alto do armário assim como aqueles quilinhos a mais.

Este é o princípio da mudança. Eu te convido a experimentar. Vale a pena!

7 Comentários

  1. Devia existir opção de receber as novas publicações no e-mail.

    Muito sucesso

  2. Ola Micaela,

    “o espaço desorganizado é o reflexo de nossa desorganização interior”.

    Olho para as minhas coisas e vejo tudo desorganizado, até sei o que tenho que fazer, principalmente vendo suas dicas, mas falta ânimo. Por isso copiei sua frase, que me tocou muito, baseada nela então, vejo que a bagunça está dentro de mim.

    Creio que, antes de pensar em buscar suas dicas e sua Santa Ajuda, preciso de ajuda de um outro profissional, quem sabe um psicólogo.

    Valeu pelo toque Micaela.

    Bjs no coração.

  3. Amo tudo o que vc faz!!! Admiro demais seu trabalho!!! Sucesso e felicidades!!!

  4. Precisando urgente dessa reeducação organizacional. Minha vida virou de cabeça para baixo depois que perdi meu filho. A casa está um caos. E o estresse é grande procurando documentos e objetos.

  5. Estou neste processo, porém com um filho adolescente / adulto que não está disposto e aí alguma dica que não seja dar castigo que não funciona mais rsr

  6. Olá. Essa frase mexeu comigo:
    “Para se tornar uma pessoa organizada, é preciso estar disposto, é necessário abrir um espaço interno para se transformar. Caso contrário, não funciona. Você precisa querer se transformar.” De fato. O querer é o primeiro passo para qualquer transformação. Eu decidi que eu quero!

  7. Oi… sou superfã do santa ajuda, já peguei dicas assim pra vida! vou seguir seu site assiduamente. gostaria que assim que você puder, faça um poste sobre organização de ateliês. sou artesã e amo ver meu cantinho arrumado, mas as vezes vira um caos! rs. bj

    só pra constar… ainda te vejo e me lembro da Maria Lua! Ana Raio marcou muito minha infância e me lembro com muito carinho da novela e de todos os personagens! (nada a ver, mas… rs)

Deixe seu comentário