Receita de Quindim

Receitas da vovó: Quindim Aprenda a fazer um quindim gostosinho com essa receita da Vovó Risoleta.

Hmmm… Hoje é dia de receita da Vovó! Que tal adocicar um pouco sua tarde com uma receita gostosa e super fácil de quindim?

O quindim é um doce bem famoso em terras brasileiras. Mas você sabia que sua história começa lá nos conventos de Portugal? Na época da colonização, as freiras portuguesas usavam as claras de ovos para engomar suas roupas. Espertas que só, para evitar o desperdício, foram pra cozinha criar receitas com as gemas que sobravam. Entre essas receitas, elas criaram o doce Brisa-do-Lis, feito com gemas, açúcar e amêndoas. E foram as amêndoas que favoreceram a criação do nosso quindim!
Longe das freiras, quando os portugueses começaram a colonização brasileira, trouxeram com eles também as receitas típicas do país, entre elas, a receita de Brisa-do-Lis. Mas eles não contavam com a falta das amêndoas! Então substituíram as amêndoas pelo coco e tchãran: o nosso quindim nasceu! ♥

Chega de história, pega a caneta e o papel e vem anotar essa receita deliciosa! Porque, cá entre nós: quindim é bom, mas quindim de vó é melhor ainda!
Confira:

Ingredientes

15 gemas;
2 xícaras e meia de açúcar;
1 coco ralado;
2 colheres de sopa de manteiga.

Modo de fazer

  1. Peneirar todas as gemas;
  2. Bater as gemas peneiradas com a manteiga e o açúcar, depois juntar o coco, bater tudo para misturar os ingredientes;
  3. Colocar o doce em uma forma sem buraco untada de manteiga e polvilhada de açúcar;
  4. Deixar descansar (fora da geladeira) por 24 horas – ou mais;
  5. Levar para cozinhar no forno, em banho-maria, com a forma tampada. Sempre verificar a água do tabuleiro para não secar;
  6. Retirar a tampa quando estiver cozido, para dourar!

Servir como quiser!

Dica da vovó: Coco

Rale o coco começando pela parte de fora (ou de costas). Adicione três copos de água morna. Esprema em um pano para tirar o leite grosso ou coloque em uma peneira e esprema com as mãos. Reserve o coco espremido.

E aí, ficou com água na boca? Conta pra gente o que você achou da receita! Aproveita e dá uma olhada na receita de cookies da semana passada!

Beijos,
Mica e vovó Risoleta ♥

 

 

1 Comentário

    Deixe seu comentário