como fazer para as flores durarem mais

Como fazer as flores naturais durarem mais tempo? Você ganhou ou comprou um lindo buquê? Saiba como cuidar dele.

Já passei algumas dicas para organizar o jardim aqui e aqui. E hoje é a vez de ensinar a cuidar daquelas flores mimosas e charmosas que enfeitam nossa casa.

Apesar das plantas artificiais serem um charme, eu adoro ter flores de corte em casa! Mas basta esquecer de cuidar delas por um ou dois dias para ver esse presente da natureza murchar e morrer. 

E olha que não é difícil prolongar a vida das flores, viu? Veja o passo a passo:

  1. Retire as flores da embalagem plástica ou de papel o mais rápido possível;
  2. Separe um vaso para colocá-las. Mas, antes, lave-o bem com água e detergente;
  3. Com uma faca afiada e não-serrilhada, corte cerca de 0,5 cm de cada haste sob a água – o corte na diagonal aumenta a área de absorção de água pela planta. Retire as folhas mais baixas do talo para que elas umedeçam e apodreçam;
  4. Coloque uns 5 cm de água gelada no vaso. Essa quantidade é mais que suficiente e diminui a proliferação de bactérias, um processo natural que acaba contribuindo para a morte das flores.
  5. Adicione ao vaso um pouquinho de uma solução conservante e nutriente que você pode preparar em casa. Dependendo do diâmetro do recipiente, bastam de 20ml a 50ml da solução.
    Receita de solução conservante:
    – ½ litro de água;
    – 1 colher (de café) de água sanitária ou vinagre branco;
    – ½ colher (de café) de açúcar
  1. Deixe as flores longe do sol e do vento;
  2. Diariamente – ou dia sim, dia não, no máximo –, esvazie o recipiente. Antes de reabastecê-lo, lave-o com água e detergente para eliminar as bactérias que se formaram. Corte novamente as hastes, devolva as flores ao vaso e adicione a água e a solução conservante

Gente, é só isso! Fácil demais, né? A tão poucos cuidados, as flores agradecem com a beleza de suas formas e cores!

Beijos,
Mica ♥

Imagem: FreeImages/Alex Drahon

Deixe seu comentário