Farmacinha

Métodos para organizar os remédios da sua casa

Hoje, vamos falar hoje sobre um assunto que muitas pessoas me perguntam. Como organizar os remédios? Todo mundo tem ao menos uma cestinha de medicamentos em casa, para possíveis emergências e precisamos estar bem atentos a todos os detalhes. Nada como você abrir o recipiente com os remédios e encontrar com facilidade aquele medicamento que você precisa, não é mesmo? Por isso vou dar algumas dicas aqui que prometem melhorar esse acesso.

Primeiro passo é o de escolher o local de armazenamento. Opte sempre por locais frescos e arejados, que protejam a integridade do medicamento.

Ao contrário do que se pensa, o banheiro e cozinha podem não ser a melhor escolha. São ambientes em que há grande variação de temperatura e muita umidade. Estes fatores podem danificar os remédios, ocasionando a perda da eficácia. O interior de armários é um dos locais mais indicados, principalmente, por proteger da luz solar.

Reserve uma cesta ou até mesmo uma caixa específica só para medicamentos. Como se fosse uma farmacinha. É importante centralizar tudo em um só local, assim você saberá sempre aonde buscar o que precisa. Um cuidado muito importante é ficar atento à validade dos medicamentos. Faça inspeções mensais e retire da caixa os que estiverem fora do prazo de vencimento. Consumir medicamento fora do vencimento é extremamente danoso para a saúde.

É interessante também, que todos tenham sempre a mão, os principais medicamentos, como analgésicos, antitérmico, termômetro, antisséptico e curativos. Eu costumo sempre ter na bolsa uma nécessaire com poucos medicamentos que utilizo. Alguém sempre acaba precisando de uma Santa Ajuda na hora da dor ou de alguma emergência.

Faça sempre uma ronda mensal de quais remédios estão faltando e principalmente daqueles que estão perto da data de validade. É também, uma oportunidade de checar quais ainda estão lá, para não haver necessidade de comprar novamente o mesmo remédio e gastar dinheiro sem precisar.

Lembre-se de deixar longe do alcance das crianças. Algumas caixas e envelopes possuem cores coloridas, o que chama a atenção dos pequenos. Um acidente envolvendo medicamentos pode trazer inúmeros problemas e deve ser evitado pelas famílias.

Espero que tenham gostado, comentem aqui embaixo falando o que vocês querem ver aqui no blog. Um grande beijo e até semana que vem 😉

Deixe seu comentário