Livro de receitas da Vovó Atenção, atenção, fãs da vovó Leleta: já está nas livrarias o livro com as melhores receitas da minha avozinha querida.

Eu amo tanto as receitas da Vovó Risoleta que sempre posto algumas aqui no blog. Mas só agora me dei conta de que, passados dois meses do lançamento do Caderno de Receitas da Vovó Risoleta, eu ainda não havia escrito sobre ele. Pode?! A culpa é dessa vida corrida, que fica ainda mais apressada na véspera do Natal e das férias tão desejadas.

Antes tarde do que mais tarde ainda! Agora eu tirei um tempinho para olhar com um mínimo de distanciamento esse livro que ajudei a publicar pela Editora Globo. É o caderno de receitas que todo neto espera da avó: começa pelos doces! 😉

Isso já diz muito sobre a minha família, né? Tem bolos, tortas, sobremesas, biscoitinhos, docinhos, caldas, cremes e coberturas para deixar qualquer formigueiro em polvorosa! Estão lá, entre 83 doces, o pavê de chocolate de palito francês que eu e minha irmã amamos. O pudim de queijo preferido do meu pai, filho da vovó Leleta. A mousse de chocolate reverenciada pelo tio Paulo e o pudim de tâmara com coco que arranca suspiros da minha mãe, a nora da Leleta.

Foi ela, a nora Graça, quem compilou e organizou as receitas colecionadas há várias décadas. Quase todas trazem o nome de quem ensinou a fazer aquele determinado prato, exatamente como nas anotações originais da vovó. Mas os ingredientes, quando necessário, foram atualizados.

Além das receitas e das fotos que fazem salivar, outra delícia desse livro são as historinhas narradas pela vovó. Na página em que aparece o bolo de milho, por exemplo, ela conta que sempre o preparava para o cientista Albert Sabin – aquele mesmo, o pai da vacina contra a poliomielite – quando ele vinha ao Brasil ou quando visitava a ela e a meu avô nos Estados Unidos, num período em que os dois viveram lá. Não acredita? Então veja só:

Ela também se lembra do dia em que precisou improvisar um jantar de última hora para uns convidados e resolveu testar uma torta de cebola que só levava ingredientes simples, daqueles que a gente sempre tem na despensa. Foi um sucesso! E essa receita, claro, integra a publicação, na parte dedicada a 68 pratos salgados – afinal de contas, nós também nos alimentamos de sopas, pães, peixes, carnes, empadões etc. :p

Corre já para as livrarias – físicas e online – para garantir o seu Caderno de Receitas da Vovó Risoleta!

Beijos,
Mica e Vovó 

Imagens: Arquivo Pessoal

Deixe seu comentário