Escrivaninha com cadeira e luminária de mesa

Escrivaninha de volta às aulas Se o canto de estudos entrou em colapso durante as férias – ou mesmo antes –, convoque sua filha ou seu filho para deixá-la em ordem!

Quanto mais velha a criança, mais ela deve responsabilizar-se por manter arrumada sua escrivaninha e o local de estudo. Aos pais cabe fornecer móveis e acessórios adequados e dar as orientações gerais de organização.  

Para início de conversa, brinquedos e livros didáticos não se misturam. Desde cedo é importante que a criança entenda que há momento e lugar para estudar, assim como há momento e lugar para se divertir. Clique aqui para aprender a organizar os brinquedos e não misturá-los com o material escolar! 

ESCRIVANINHA

A escrivaninha deve se manter o mais vazia possível, para que seu filho ou sua filha tenha espaço para abrir o livro e o caderno que estiver estudando naquele momento. Em cima dela ficam apenas computador, luminária, pote com um lápis e uma caneta, bloquinho para lembretes (podem ser post-its) e calendário.

O restante vai para gavetas (da própria mesa de escrivaninha ou de um gaveteiro) e prateleiras. Veja como:

GAVETAS

Mostre à criança que quando tudo fica solto dentro delas, a bagunça é certa. Basta abrir e fechar o compartimento algumas vezes para que aquilo que está dentro se misture. É por isso que eu amo divisórias de gaveta, pois elas acabam com esse problema e ainda expõem o conteúdo de um jeito bem charmoso. A variedade de modelos, tamanhos e materiais é enorme, então escolha os organizadores que acomodam melhor os pertences da criança. Assim ela separa aqueles itens de papelaria de que tanto gosta: lapiseiras, canetas, lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas, marcadores de texto, tesouras, clipes, borrachas, apontadores, cola e réguas. Uma ou duas gavetas bastam para todo esse material, além de grampeador e porta-fita adesiva.

Maços de papel pedem um compartimento exclusivo, a fim de não amassar – se ele for muito grande, coloque o papel em uma pasta e guarde-a na gaveta da escrivaninha.

É sempre bom contar com um pequeno estoque de papelaria para não ter de sair correndo para comprar aquela caneta que a criança usa toda hora ou grampos para o grampeador. Acondicione o material de reserva em uma gaveta separada ou em uma caixa nas prateleiras.

PRATELEIRAS

Apostilas antigas, livros de anos anteriores e cadernos usados que a criança consulta eventualmente vão para a prateleira, porém para a área menos acessível dela ou para um nível mais alto. E nada de simplesmente empilhá-los. Quem já não passou pela experiência de tentar puxar um caderno e ver toda a montanha deles desabar?

Prateleira com três nichos exibe dicionários, cadernos, pastas, canetas e objetos

Para mim, nada funciona melhor que os revisteiros verticais: eles ajudam a visualizar os itens expostos, poupam espaço na horizontal e garantem que tudo permaneça arrumado. Troque ideias com a criança para descobrir qual o melhor critério de organização do material. Será por matéria? Ou por ano escolar? Definidas as categorias, sugira a seu filho que ele identifique cada revisteiro com uma etiqueta.

A prateleira que fica na altura das mãos da criança recebe os livros, cadernos e apostilas do bimestre, semestre ou do ano letivo – tudo depende de como a escola administra o conteúdo. Mais uma vez, o negócio é separar tudo em revisteiros identificados.

Dicionários e outros livros de consulta frequente ficam na mesma prateleira.

Pastas são uma boa para guardar papéis soltos, trabalhos, provas corrigidas etc. Se forem de cores diferentes, vão facilitar a organização (por assunto ou período do ano, por exemplo) e ainda contribuir para a decoração. Não é porque o canto é de estudos que ele precisa ser sisudo, né?

Espero que você e seu filho curtam esse momento de organização juntos!

Que tal aproveitar esse ritmo de despedida das férias e correr aproveitar? Vem ver esse post, onde ensino a arrumar a mala das crianças e não perde mais tempo!

Beijos,
Mica ♥

Imagens: Khongkit Wiriyachan-iStock/Cristiane Teixeira

3 Comentários

  1. adorei as dicas!!

    • Que bom que gostou, Rosa!
      Um beijo e um ótimo dia!
      Mica. ♥

Deixe seu comentário