fogos de artifício para a virada de ano

Festa de ano novo em casa: como organizar? Aposte na descontração e organize um setor onde ficarão as bebidas e outro onde estarão as comidas

O natal já passou e agora a gente começa a pensar no ano novo. Pra quem vai receber os amigos e a família, a grande pergunta é: como organizar a casa para a festa de ano novo? Não precisa se estressar: eu te ensino tudinho!

A virada do ano combina com alegria, música animada e casa cheia. Então esqueça as formalidades ao preparar a comemoração! O melhor do réveillon é a leveza com que nós, brasileiros, nos acostumamos a comemorar!

A minha proposta é que você crie diferentes setores no ambiente para receber seus convidados. Dependendo do número de pessoas esperadas e de onde você mora, a festa pode acontecer na sala, na varanda, no jardim ou em algum salão de festas.

Afaste os móveis para abrir espaço de circulação. E crie pequenos ambientes com cadeiras, sofás e mesinhas onde as pessoas possam apoiar os copos. Se houver tapetes, pense se não deveria retirá-los para evitar que alguém tropece.

Longe desses cantinhos de estar, organize as áreas onde seus convidados se servirão das bebidas e comidas. Se for uma festa para muita gente, pode ser interessante montar dois bares.

Setor das bebidas

Qualquer que seja o ambiente escolhido, posicione o bar longe da entrada e também das portas do banheiro e da cozinha. É que este é sempre o setor mais movimentado de qualquer festa.

servindo bebida

Sobre o aparador ou a mesa, disponha as garrafas de bebida. Aquelas que são servidas geladas devem ficar em baldes de gelo ou champanheiras. Se possível, separe as bebidas entre alcoólicas e não alcoólicas, pois isso facilitará no momento de servi-las. Festas bem informais permitem o uso de coolers térmicos para armazenar latinhas de refrigerante.

Caso o menu inclua coquetéis preparados na hora – como as caipirinhas -, deixe todas as frutas já picadas distribuídas em vasos de vidro transparente. Ah, e não esqueça de dispor ao lado as coqueteleiras, o balde com cubos de gelo, açúcar, adoçante, canudos e guardanapos.

coqueteis de bebidas para o ano novo

Se sua bancada não for muito grande, use outro móvel para os copos e taças. Vale usar outro aparador ou mesmo prateleiras ou uma estante. Os livros e decorações podem ceder lugar temporariamente aos copos. Assim diminui a chance de alguém esbarrar neles e provocar um acidente.

Setor das comidas

Já que a ideia é fazer uma festa descontraída, que tal restringir o cardápio? Petiscos e porções pequenas de pratos quentes são a pedida ideal! 

petiscos para a festa de ano novo

E não, não estou falando de salgadinhos industrializados. Mas de fotogênicos espetinhos de mozarela com tomate-cereja e manjericão, por exemplo. E ainda de minissanduíches coloridos, de saladinhas diferentes e de risoto servido em copinhos. Não se esqueça da lentilha, porque tem quem não abra mão dessa simpatia de Ano Novo. Sua mesa vai ficar um charme!

A outra opção é deixar que cada um monte o seu prato se servindo de um bufê de opções frias e quentes. É jantar, porém informal, do jeitinho que a gente gosta!

buffet de comidas para a festa de ano novo

Lembre-se de reservar um espaço para pilhas de pratos, talheres e guardanapos.

Para finalizar: monte uma mesa com sobremesas refrescantes. Como sorvetes, mousses e frutas, servidos individualmente, para ficar mais fácil e bonito.

sobremesas para servir na festa de ano novo em casa

É isso, né, gente? E não se esqueça do mais importante: divirta-se muito! Faça um brinde à virada e encha-se de pensamentos positivos para que o próximo ano seja muito melhor!

Beijos,
Mica ♥

Imagens: FreeImages/Claudia Meyer; FreeImages/Rita Juliana; FreeImages/Roger Kirby; www.traieursréunis.ch;  FreeImages/Markku PyymakiFreeImages/Richard Lai

 

1 Comentário

  1. Super dicas aprovadíssimas!!!! ADOREI. Bjus,Beth.

Deixe seu comentário