Organize sua agenda

Como organizar a agenda e as atividades

Eu sempre digo que a organização não é pra ser um tabu, um assunto difícil de lidar. É pra ser fácil e fluído. É para ser um aliado para facilitar nossa vida!

Hoje vamos falar sobre um assunto que deixa muita gente em dúvida. Como montar uma agenda com os afazeres diários? São algumas dicas que utilizo no meu dia a dia para que eu consiga visualizar e saber a data e hora de cada atividade. Vamos falar sobre agenda, como otimizar o tempo para render mais, tanto no trabalho quanto em casa.

Atualmente, a maioria das pessoas está abandonando aquelas agendas de papel e trocando pelas presentes nos smartphones. Embora muitos não consigam desapegar, a agenda das plataformas oferece dispositivos que são muito importantes e que eu já não consigo viver sem. A função do alarme antes de determinada atividade é um excelente aliado para aqueles que acabam esquecendo tudo. Não há mais oportunidade para desculpas! Aquele esqueci da reunião não cola mais.

Uma outra dica que eu gosto, além de utilizar as agendas eletrônicas, é imprimir um calendário do mês vigente. Ele serve para termos uma visualização macro de todas as nossas atividades, o que não é possível no celular. Para mim, é a melhor forma de ver o que temos para fazer durante o mês. Poder fazer anotações no calendário e até mesmo colocar post-its com informações importantes facilitam muito o meu dia a dia.

Uma boa tática,  é de setorizarmos as anotações por cores. Assim, num mesmo calendário você pode destacar atividades de diferentes naturezas.

A caneta preta serve para atividades do trabalho, como reuniões, compromissos e outros afazeres. Já a caneta azul, podemos utilizar para as atividades da casa, organização de cômodos, listas de compras, entre outros. Já a vermelha, utilizamos para outras atividades como pagamento limite de contas, consultas médicas, entre outros. É de grande adianto e com o tempo conseguimos visualizar tudo com mais facilidade. Eu costumo fixar um calendário da casa na porta da geladeira para facilitar a comunicação entre toda a família. Assim todos tem acesso aos horários e atividades daquele período.

Uma boa forma de administrar seu tempo para as atividades é pré estabelecer um período para a realização de cada uma. Caso você tenha duas horas vagas na sua agenda e precisa arrumar a cozinha, determine um horário para alcançar esse objetivo. A mesma regra vale para o trabalho. Você precisa entregar um relatório e montar uma apresentação em um curto período? Desprenda uma quantidade de tempo para cada, como se fosse um desafio. Essa técnica funciona muito e vem me auxiliado há bastante tempo.

Sempre no final do dia, faça uma análise das atividades realizadas durante o dia e veja como está a sua agenda para o próximo dia. Caso não tenha conseguido fazer algo, redirecione a atividade para uma melhor data.

Lembre-se, a procrastinação é a maior inimiga da organização. Portanto, nunca deixe para amanhã o que você pode realizar hoje. Não deixe nada para depois. Nada como a sensação de dar aquele ok nas tarefas, né? Famosa sensação de dever cumprido! Espero ter ajudado vocês 😉

Deixe seu comentário