mulher limpando a tela do celular

Como limpar o celular e o tablet? Você pode higienizar esses aparelhos sem correr o risco de danificá-los. Quer saber como? Veja as dicas de um especialista.

A contaminação de celulares e smartphones por bactérias e fungos não tem pátria. É só dar uma busca na internet para descobrir que pesquisadores do mundo inteiro já constataram que esses dispositivos ganham fácil, fácil de vasos sanitários no ranking dos mais sujos. Isso porque eles passam de mão em mão e vão para todo lado.

Mas a gente não vive sem eles, então só nos resta higienizá-los frequentemente e mudar alguns hábitos. Quais? Por exemplo, não apoiar o celular no chão nem sobre mesas e bancadas de lugares públicos. E nunca – nunca mesmo! – usar o banheiro e pegar o aparelho antes de lavar as mãos. Aliás, vamos combinar: esfregar as mãos com sabonete e água, principalmente após usar o banheiro, é básico. Tem que fazer e acabou. Quanto mais vezes, melhor para a sua saúde.

Recado dado, vamos aprender com Renato Citrini, gerente sênior da área de Dispositivos Móveis da Samsung, como manter limpos não apenas os celulares, mas também os tablets.

mulher limpando a tela do celularFoto: ipopba/iStock

Micaela – Que tipo de produto usar para limpar a tela desses dispositivos? Como deve ser a aplicação?

Citrini – Em primeiro lugar, é importante desligar os aparelhos para diminuir a possibilidade de danos caso algum líquido penetre neles. Para a limpeza periódica, é recomendada a utilização de um pano seco e leve, de preferência de microfibra, que vai eliminar manchas e marcas de dedo. Caso seja necessário, o usuário pode utilizar álcool isopropílico, específico para a limpeza de eletrônicos, que deve ser aplicado em um pano e nunca diretamente nos aparelhos.

Mica – Se as telas forem protegidas por película, muda alguma coisa?

Citrini – O método de limpeza permanece o mesmo. O uso de película às vezes acarreta um acúmulo de poeira na borda, onde a tela encontra a camada de proteção. Para realizar a limpeza nesses trechos, pode-se utilizar um cotonete. [Dica da Mica: o cotonete também serve para eliminar o pó dos buraquinhos do alto-falante, do fone de ouvido e do carregador de bateria.]

Mica – E como é a limpeza do corpo de celulares e tablets? O que se usa e como?

Citrini – O corpo desses dispositivos deve ser limpo da mesma forma que a tela.

Mica – A limpeza pode assegurar um melhor funcionamento dos equipamentos?

Citrini – Boa manutenção e cuidado irão ajudar a estender a vida útil dos aparelhos e preservar a sua aparência de produto novo. A limpeza garante uma maior segurança do ponto de vista da saúde, já que, da forma intensiva como utilizamos esses dispositivos hoje em dia, eles ficam expostos a muitas bactérias que podem fazer mal ao usuário.

Mica – Qual o maior erro que as pessoas cometem ao limpar seus equipamentos? Quais os danos que uma limpeza incorreta pode causar?

Citrini – O pior de todos os erros está em tentar fazer a limpeza interna do aparelho em casa, sem conhecimento nem produtos e ferramentas adequados. Caso esse tipo de limpeza seja necessário, a melhor opção é contar com as assistências técnicas autorizadas. Mas, na higienização externa, os usuários também erram, pois muitas vezes usam água e produtos químicos ou de limpeza, assim como limpam a tela ou o corpo dos dispositivos com panos sujos ou grossos demais, que podem provocar riscos. Também não retiram a poeira e os resíduos de aberturas como as do alto-falante, do fone de ouvido e do carregador.

Alô, alô, minha gente: chega de celular sujo ou limpo de forma indevida!

Beijos,
Mica ♥

Deixe seu comentário