Como fazer uma horta?

Oi, pessoal, tudo bem? Hoje vou falar sobre um assunto muito importante e atual. Cada vez mais pessoas buscam uma alimentação saudável, contendo alimentos de boa procedência. Os agrotóxicos invadiram os mercados e deixam a população mundial cada vez mais doente. Então por que não criar uma horta em casa para produção dos alimentos para sua própria família? As hortas estão cada vez mais presentes nas cidades e são uma alternativa para esse problema. Independente de ser uma casa ou um conjugado, sempre há espaço para uma hortinha. Vale até numa floreira na janela.

Há uma grande variedade de recipientes para a horta. Podem ser utilizados vasos, que possuem diversos formatos para diversas necessidades. Existem até uns vasos auto irrigáveis que garantem a rega da horta. Caixas de madeira, pallets e derivados são uma boa alternativa, além de possuírem um baixo custo. Para quem quer algo ainda mais econômico, a horta pode ser feita em floreiras, garrafas pet, caixas de leite e embalagens de vidro. Altamente sustentável!

O importante é preparar o recipiente para o plantio. É necessário colocar uma camada de argila expandida no fundo do vaso para garantir a drenagem da água, em seguida a terra com nutrientes e adubo e por fim as mudas.

Observar a incidência de luz do sol é muito importante. Quanto mais luz solar, maior a chance do cultivo funcionar. Evite ambientes com muito vento e com umidade, elementos que podem atrapalhar algumas espécies. Escolha então um espaço para plantar. Depois de pronta é só começar a cultivar. Alguns alimentos costumam “vingar” melhor nas hortinhas caseiras. Os temperos são alguns deles. Nada melhor do que estar cozinhando com a família e ir à horta buscar um tempero para dar aquele toque final na receita. Salsinha, cebolinha, hortelã, alecrim, e também a alface e o brócolis são algumas sugestões para você iniciar a sua horta.

Deixe seu comentário