Panelas

Como e onde guardar as panelas?

Oi, pessoal, tudo bem? Mais um post aqui no blog e devido às inúmeras perguntas feitas por vocês nas redes sociais, resolvi falar sobre esse assunto. Vamos direto para uma parte específica da casa, na verdade para um tipo de utensílio específico. As polêmicas panelas. Elas tentam complicar nossa arrumação na cozinha, né? Quem nunca teve problemas para guardar panelas que atire a primeira pedra. Ou são muito grandes, ou não se encaixam, não cabem no armário. Uma verdadeira loucura. Mas para tudo nós damos um jeitinho bem especial.

Por esse motivo, vim trazer pra vocês algumas dicas bem pontuais para auxiliá-los nessa tarefa tão árdua, de organizar e guardar panelas nos armários da cozinha. O primeiro passo começa ainda na loja. Na hora de escolher suas panelas, invista em um bom conjunto. Qualidade em primeiro lugar sempre. Escolha um conjunto em que uma panela se encaixe na outra ou que tenha várias tampas que sirvam pra diversas panelas. A vida útil do conjunto pode durar de um a dois anos. Escolha utensílios de silicone, que não arranhem as panelas, aumentando assim o seu tempo de uso.

De tempos em tempos, renove as panelas da sua casa. Com o excesso de uso, acabamos arranhando e desgastando a sua superfície. Quando sua panela está com o fundo consumido, lembre-se que aquilo está indo pra sua barriga junto com a comida. As panelas em mal estado de conservação, transferem o material para a comida e podem causar problemas de saúde como intoxicação alimentar, problemas gástricos e anemia. Com o uso contínuo, podem causar em longo prazo, inclusive doenças mais graves como o câncer. Mesmo as panelas antiaderentes e de níquel, oferecem risco à nossa saúde. Portanto fiquem atentos no estado das panelas.

Existem diversas maneiras de se guardá-las. Existem alguns aramados próprios para esse utensílio. Um que eu acho ótimo e que adotei na minha casa é o nicho para tampas de panela. Ele fica pendurado na porta o armário e quase não ocupa espaço. Além de prático, comporta as tampas de todas as panelas, o que facilita até mesmo na hora de pegar. Outra prática bem legal é utilizar um paneleiro suspenso e colocar as panelas penduradas na cozinha, em cima da ilha ou até mesmo da bancada. Dá um visual rústico e facilita na hora de escolhermos as panelas na hora de cozinhar.

Caso possua gavetões, crie divisórias dentro das gavetas, para guardar panelas e tampas separadas. Divisões maiores para as panelas e menores para suas tampas. Fica incrível. Nos armários também podem ser utilizados trilhos, repletos de ganchos, onde as panelas ficam penduradas em fila. Uma outra boa ideia é retirar alguma prateleira do armário e substituir por um varão, com ganchos para pendurar as panelas. Os ganchos são a solução pra quase tudo, pessoal. Quem acompanha o “Santa Ajuda” sabe que eles são uma mão na roda.

Há sempre aquela dúvida: Micaela, pode ou não pode empilhar as panelas? Pode sim, mas lembre-se de sempre colocar algo entre elas para evitar o atrito, que acaba detonando o acabamento. Utilize papel toalha entre uma e outra pra não arranhar a borda. Servem também tecidos e outros materiais. Já existem inclusive acessórios para a borda da panela, impedindo que uma arranhe a outra na hora do encaixe.

Cada um possui uma situação diferente. Uns preferem guardar em gavetas, embaixo da pia ou dentro do armário mesmo. Depende muito do espaço que cada um possui em sua cozinha. Organizar suas panelas oferece um mundo de possibilidades. Analise seu espaço e encontre a melhor solução através de uma dessas dicas. Tenho certeza que vai ficar ótimo. Suas panelas vão ficar mais lindas do que nunca <3

Até a próxima!

1 Comentário

  1. Oi Micaela amei tudo , sucesso p você , beijo na vovó

Deixe seu comentário