Cozinha Organizada

Coloque ordem no gabinete da pia da cozinha Aprenda a organizar o gabinete da cozinha e deixar o preparo das refeições muito mais rápido.

Você já se sentiu meio perdido na sua própria cozinha? Então está no lugar certo! Veja como a organização dos acessórios ali embaixo ajuda muito na hora de preparar as refeições!

O vão sob a bancada é o lugar mais comum para guardar as panelas. Se o nicho for ocupado por um gavetão, impeça que os itens se movimentem usando um forro antiderrapante, que é uma espécie de tela emborrachada, como mostra a foto abaixo. Em geral o produto vem em rolos: basta cortá-lo no tamanho necessário.

antiderrapante

Quase sempre as panelas vão parar uma dentro da outra por falta de espaço – e tudo bem. Mas, nesse caso, vale colocar uma folha de papel-toalha entre elas a fim de evitar desgastes.

As tampas podem ser arrumadas em diferentes tipos de aramados. No caso, mais uma vez, de um gavetão, você pode lançar mão de um suporte de tampas que também acomode frigideiras – parece um escorredor de pratos.

Caso tenha um armário, além dessa opção, existe um modelo encaixável no alto da porta, por dentro. Mas confira se a porta vai fechar depois de instalada a peça, porque nem sempre o espaço interno é suficiente.

Suporte de tampas de panela para porta de armário

Outros suportes, para travessas e tábuas, também são úteis sob a pia. E eu falo em tábuas, no plural, porque a gente nunca deve picar vegetais na mesma peça em que corta carnes cruas – a chance das bactérias da carne contaminarem os vegetais é grande! A princípio, somente os modelos de vidro não proliferam bactérias, isso porque resistem a arranhões. Porém, o material acaba com o fio das suas facas.

O ideal mesmo é reservar uma tábua a cada tipo de alimento: carnes, peixes, vegetais, queijos, pães… E trocá-las antes que acumulem ranhuras, ou seja, bactérias, muitas bactérias. “Socorro, isso vai sair caro!”. Sim, eu sei que você deve estar pensando isso. Então talvez seja o caso de apostar naqueles modelos de polietileno colorido, mais em conta que os de madeira e bambu.

Vamos passar, finalmente, à gaveta de talheres. Sem divisórias internas, uma coisa eu sei: a bagunça está garantida! Você já deve ter notado a infinidade de organizadores com essa função: há materiais, tamanhos e divisões diferentes. Cheque as dimensões, confira qual se adapta melhor à sua gaveta e mande ver na separação de garfos, facas, colheres…

Ah, entre as facas de cozinhar, só guarde na gaveta aquelas com ponta arredondada – as de ponta fina vão acabar batendo contra o fundo do organizador e poderão estragar. Além disso, para que correr o risco de se cortar ao mexer nelas? A solução mais prática e segura, na minha opinião, é a barra magnética, que pode ser fixada na parede, junto da bancada.

Agora que você já tem todas as dicas para arrumar o armário sob a pia, que tal partir para a ação? Basta organizar uma vez e depois manter!

Beijo enorme,
Mica!

Imagem: Arquiplay77/iStock

4 Comentários

  1. Muito legal suas dicas! Anciosa para próxima temporada do programa! Torço muito por vc!
    Sucesso!

    • Que delícia de comentário, Márcia! Obrigada pelo carinho! ♥

  2. Micaela, você me ajuda muito com sua dicas. Te acompanho no GNT, instagram, facebook e por aqui e estou sempre de olho nas novidades! Beijos

Deixe seu comentário