crianças brincando com brinquedos

Brinquedos: troque e doe Acumular menos é lição que se aprende desde pequeno

Sempre é tempo de dar uma limpa em caixas e armários de brinquedos, mas principalmente na época do Dia das Crianças e do Natal. Que é quando os pequenos ganham um monte de presentes.

O mais importante é envolver seus filhos na seleção. Isso não apenas evita reclamações posteriores como ensina a tomar decisões e a pensar no próximo.

A triagem tem etapas simples:

  1. A criança pode começar selecionando brinquedos quebrados e jogos em que faltam peças. O destino será o lixo – reciclável ou não, dependendo da composição dos produtos. É importante lembrar que brinquedos costumam misturar uma grande variedade de materiais, por isso a sua reciclagem não é muito comum;
  2. Entre os itens em bom estado, peça a seu filho para separar aqueles com que ele não se diverte mais. Aparecerão aí os brinquedos que já passaram da idade e os que ficaram de lado porque um equivalente mais interessante entrou em cena.

Encerrada a triagem, os brinquedos que a criança não desejar mais têm dois caminhos pela frente: o da troca ou o da doação.

cartaz de feira de troca de brinquedos para crianças

Trocas

Não sei se você já percebeu, mas é cada vez mais comum a realização de feiras de trocas. E as de brinquedos e livros infantis estão entre elas. É uma forma sustentável de a criança se desfazer do que não tem mais serventia e de ganhar um carrinho ou uma boneca nova sem que os pais precisem gastar.

Para descobrir sites de trocas e feiras próximas de você, pesquise na internet. Foi assim que eu encontrei a Alana, uma ONG que promove eventos desse tipo desde 2012. A ONG disponibiliza um guia online com todas as instruções para quem quiser organizar uma feira de troca de brinquedos. Algo que qualquer cidadão pode fazer, como eles explicam no material.

feira de trocar brinquedos

Doação

Nem todo mundo fica à vontade de doar coisas usadas para pessoas próximas. Se esse for o seu caso e você não souber que instituições aceitam brinquedos e jogos, entre no site do eCycle e, na busca, digite seu CEP. Você terá acesso a uma lista de postos de recebimento de doações. Ali vão aparecer, também, alguns lugares que aceitam brinquedos para reciclagem. Para não perder a viagem em nenhuma das situações, telefone antes para a instituição e verifique se ela realmente aceita aquilo que você está doando ou descartando.

Na semana que vem eu dou ideias de como organizar os brinquedos que restarem após essa triagem, tá?

Beijo,
Mica ♥

Imagens: Divulgação Alana

 

1 Comentário

  1. Maravilhoso este post!!!Mica dos anjos te adoro

Deixe seu comentário